É com imensa satisfação que o Colégio Vicentino São José traz excelentes resultados do projeto IASC, realizado de forma on-line com os estudantes do Clube Ciências.
Foram feitas 30 descobertas preliminares de asteróides. Destas, 22 em campanhas normais (Agosto e Setembro) e 8 na campanha especial organizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
Pelo contínuo bom desempenho e especialmente na campanha on-line, o Colégio Vicentino São José foi escolhido como uma das 6 escolas em destaque no semestre, ao lado de instituições de Taiwan, Portugal, Iran, India e Turquia.
O projeto IASC (International Astronomical Search Colaboration), é uma iniciativa que proporciona aos estudantes do mundo todo o contato direto com dados e ferramentas astronômicas reais. Ao analisar as imagens os estudantes serão capazes de realizar descobertas e ajudar na pesquisa de astrônomos profissionais. Os estudantes do Clube de Ciências do Colégio Vicentino São José participam regularmente das campanhas IASC desde 2017, tendo feito até o momento mais de 90 descobertas preliminares de asteroides. Em 2018 o IASC passou a fazer parte dos projetos oficiais de Citizen Science da NASA.
Participaram de forma brilhante nas campanhas On-line IASC de Agosto e Setembro os estudantes Gabriel Lapkoski Mazanek, Gabrielle V. Schultz, Myllena Roberto Farias, Nathan Lins de Andrade, Gabrielle Elis do Valle e Isadora Cristina Zonatto Wandrowelsti.
Além disso, também, os estudantes Nathan L. de Andrade, Myllena R. Farias e Gabrielle V. Schultz, do Clube de Ciências do Colégio Vicentino São José (Curitiba) participaram em Agosto da campanha especial IASC/MCTI - Ciência em Casa e no último dia 18/10, tiveram a oportunidade de participar um Bate Papo com o Ministro Astronauta Marcos Pontes e o Professor Patrick Miller (IASC/NASA). Sob a coordenação da professora Silvana Stoinski do MCTI, o evento faz parte do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O estudante Nathan Lins de Andrade teve a honra de fazer a última pergunta ao Ministro, encerrando assim com chave de ouro o bate papo.
Parabéns, estudantes Vicentinos!