A Educação Infantil, primeira etapa, início e alicerce de todo o processo de Educação Básica, consiste uma passagem na vida criança, com continuidades e descontinuidades, e uma ampliação de seus vínculos afetivos familiares para gradativamente se incorporarem a uma situação de socialização estruturada.

Nas Instituições Educativas Vicentinas, a Educação Infantil tem por finalidade a formação e o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo, social e espiritual da criança, complementando a ação da família e da comunidade e contribuindo na ampliação de suas experiências e conhecimentos sobre si e do mundo em que vive, bem como de suas aprendizagens sobre socialização, autonomia e comunicação.

A criança, colocada no centro da ação educativa em todos os seus aspectos, é base para a definição do currículo a partir do sujeito aprendente, observando a originalidade do seu percurso individual e considerando as experiências cotidianas relacionadas às ações pedagógicas estruturadas nos campos de experiências em torno dos eixos das interações e das brincadeiras.

Condizente a isso, o trabalho pedagógico na Educação Infantil nas Instituições Educativas Vicentinas será pautado na promoção de experiências, proporcionando o bem-estar físico e emocional, o desenvolvimento integral, a manifestação das múltiplas linguagens e a promoção de aprendizagens significativas a todas as crianças. Experiências promotoras de aprendizagens e desenvolvimento, organizadas nos campos de experiências e estruturadas em torno da indissociabilidade entre o cuidar e o educar. Reafirmamos que as práticas cotidianas devem estar centradas nas experiências, nas interações e na brincadeira para que, por meio delas, as crianças desenvolvam e ampliem suas potencialidades, construindo significados e descobertas.

Por isso, organizamos nossa Educação Infantil como espaços de acolhimento, com condições que favoreçam o desenvolvimento pleno, num ambiente educativo de qualidade, que contribua significativamente para o avanço das aprendizagens de todas as crianças e para que possam usufruir do direito de aprender e se desenvolverem convivendo, brincando, participando, explorando, expressando, e conhecendo-se em contextos culturalmente significativos para elas.

Diretrizes da Educação Infantil

O Colégio Vicentino São José busca oferecer um ambiente acolhedor e fraterno que propicie segurança e confiança aos educandos da Educação Infantil.

Embasando-se no Referencial Curricular Nacional, as práticas educativas para a Educação Infantil seguem os âmbitos de Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo.

Na perspectiva que a criança nasce com capacidades afetivas, emocionais e cognitivas, busca-se na Educação Infantil a sua socialização através de sua aproximação e interação com os colegas para que juntos possam desvelar, compreender e participar do ambiente que a cerca.

O brincar, as atividades lúdicas, o jogo do faz de conta... faz o educando representar, imitar personagens, objetos, enriquecendo sua identidade e suas concepções sobre o mundo.

A construção da auto-estima, embasa-se na confiança que o educando nutre pela interiorização da estima que seus colegas lhe dispensam no cotidiano escolar.

A implementação de projetos no CVSJ torna a aprendizagem na Educação Infantil significativa e contextualizada, tendo como objetivo central contar com a parceria indispensável da família no desenvolvimento integral da criança. A família é convidada a participar em todos os eventos: Passeio Ciclístico, Celebrações referentes a datas comemorativas, Atividades Pedagógicas e extra- curriculares.

PERÍODO INTEGRAL E INTERMEDIÁRIO

A partir de 2021, o Colégio Vicentino São José conta com uma super novidade!

A Educação Infantil e o Ensino Fundamental Anos Iniciais terá tanto o período regular, quanto o período INTEGRAL e INTERMEDIÁRIO, para você, pai, mãe e/ou responsável, poder escolher qual é a melhor opção para o/a seu/sua filho/a!!

O Período Integral e Intermediário é um tempo dedicado às atividades extraclasse, que contribuem para o desenvolvimento intelectual e social dos estudantes, além de despertar seu interesse para diferentes áreas.

A autonomia dos estudantes no Período Integral e Intermediário também é desenvolvida, a partir do momento em que não dependerão apenas dos pais para estudar e realizar suas atividades escolares. O convívio frequente com outras crianças também colabora para o desenvolvimento de habilidades sociais.

O Colégio Vicentino São José oferece estrutura pedagógica completa para os estudantes do Período Integral e Intermediário, além de projetos voltados para os Valores Vicentinos.