FAZER BEM, FAZER O BEM

Fale Conosco

TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade”
LEMA: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”.

A mensagem trazida pelo Terceirão,  juntamente com as professoras Rosana e Wanessa, nos levou à reflexão de maneira sensível, a pensar sobre o tamanho da nossa responsabilidade com o cuidado do meio ambiente.

A Campanha da Fraternidade deste ano tem como objetivo geral “assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum”. Os estudos realizados pelos 2º anos A  e B do EM, com os professores, Paulo de Tarso, Rafaela, Monaliza, Carlos e Forigo, apontaram caminhos sustentáveis, com a ação concreta, Oficina e Repelente e Álcool Gel.

As reflexões sobre o saneamento básico contidas no texto base demonstram que esse é um direito humano fundamental e, como todos os outros direitos, requer a união de esforços entre sociedade civil e poder público no planejamento e na prestação de serviços e de cuidados. Os 7º anos A e B, com as professoras, Clarisse, Haline e Nelci desenvolveram muitos estudos e mostram meios de preservação do meio ambiente com muita propriedade. Os 8º anos A e B, sob a orientação dos professores, Betty Marina, Thiago Aguiar, Consuelo e Caio, trouxeram o esporte como forte aliado para a saúde e a longevidade. Da mesma forma, os professores, Denilso e Paulo Roberto, com os estudantes do 1º EM B, trouxeram inúmeras informações e entre elas, de que para o corpo humano, não há limites.

Por isso é uma Campanha Ecumênica, pois a questão do Saneamento afeta não apenas católicos, mas todas as pessoas, independente da fé que professem. Professores Renata e Alailson, com o 9º A, mostraram que é possível e lindo o congraçamento entre várias religiões.

O abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos, o controle de meios transmissores de doenças e a drenagem de águas pluviais são medidas necessárias para que todas as pessoas possam ter saúde e vida dignas. Por isso, há que se ter em mente que “justiça ambiental” é parte integrante da “justiça social”.

Os professores Thiago Moreira e Angela, juntamente com o 9º B e o 1º ano B do EM,trouxeram a natureza para muito perto, e foram feliz em  mostrar a diversidade e a riqueza que nos cerca. Já os 6º anos A e B, juntamente com os professores, Deise, Karla, Samuel e Lucirene (Estagiária de Arte), nos envolveram com muitos sabores por meio da História da Alimentação.

Tínhamos e temos em mãos uma proposta no mínimo emocionante: cuidar da Casa Comum que Deus nos deu e fazer dela um lugar saudável, no qual a fraternidade e a justiça corram como rios de água viva.

Ainda do Texto base “Tudo o que fizermos precisa ser impulsionado pela graça de Deus, que ilumina nosso discernimento, fortalece nossa disposição, não nos deixa desistir do amor fraterno e fará nosso trabalho produzir frutos melhores e mais permanentes. Que Deus sempre nos inspire a caminhar a seu lado na preservação do bonito e saudável ambiente que nos ofereceu na criação.

A grande Equipe de apoio, que por trás dos bastidores trabalhou no silêncio e com grande responsabilidade: Ana Maria, João, Jucélia, Cristina, Márcia, Sarah,  Eliane, Valdinei, João Lincol, Carlos, todos os colaboradores da limpeza e todas as Irmãs do Colégio.

À Direção, Ir. Edith o nosso muito obrigada,  por apoiar, contribuir, participar em todas as instâncias do Projeto, desde o desenvolvimento até a realização. O resultado de tanta criatividade, riqueza em detalhes com qualidade, passa pela sua confiança em nós depositada.

Costumo dizer a cada final de Projeto realizado:  esse trabalho foi o melhor e o mais perfeito que já realizamos...que venha 2017!!!

Voltar