Estudante Vicentino descobre Asteroide!

Fale Conosco
O estudante do Clube de Ciências do Colégio Vicentino São José (Curitiba),  Nathan Lins de Andrade (3EM), descobriu um asteroide através do projeto de Colaboração Internacional de Busca Astronômica (IASC), um projeto de ciência cidadã da NASA. O asteroide foi identificado pelo estudante nas imagens coletadas pelo telescópio PANSTARRS 1, no Havaí, em fevereiro de 2020, porém, a confirmação foi feita apenas em março deste ano. O asteroide recebeu a identificação provisória de 2020BK28.

Durante os próximos anos, o 2020BK28 será monitorado para coleta de dados adicionais, com o objetivo de determinar sua órbita com precisão. Com os elementos orbitais determinados, o asteroide será numerado pela União Astronômica Internacional (IAU).  Ao fim do longo processo, que pode levar entre 5 e 10 anos,  será dada ao estudante a oportunidade de batizar sua descoberta. O nome escolhido foi  "Ita Koywy", que na tradição oral em Guarani, quer dizer "Rocha Universal".

A decisão sobre o idioma ocorreu pelo fato de que muitos asteroides possuem nomes relacionados à mitologia greco-romana, então seria interessante um nome relacionado com raízes brasileiras. A nome do asteroide precisará ainda ser aprovado por um comitê específico.

Além da participação em diversas campanhas IASC, o estudante já conquistou três medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, duas de Ouro (2018 e 2020) e uma de Bronze (2019).

O Colégio Vicentino São José participa do projeto IASC/NASA desde 2017. Neste período, com a participação de diversos estudantes, foram identificados de forma preliminar cerca de 100 asteroides nas mais de mil imagens analisadas. O 2020BK28 é o primeiro asteroide confirmado.

Voltar