Mayara Kurovski dos Santos, estudante do Colégio Vicentino São José, de Curitiba e membro do Clube de Ciências da instituição, recebeu uma bolsa integral para participar do programa educacional, International Journey of Science & Technology 2024, em uma parceria entre o Kennedy Space Center - International Space Academy (KSCIA), a Michaelis Foundation e a Amazon Web Services (AWS).
Esta oportunidade reconhece o excelente desempenho acadêmico, fluência em inglês, iniciativa e liderança em projetos STEM, além de seu potencial para inspirar outros jovens.
As aulas acontecerão no Center for Space Education, localizado na Flórida, Estados Unidos. Um local emblemático onde estudantes de todo o mundo aprendem sobre a história da exploração espacial e seu impacto na tecnologia terrestre. A viagem está marcada para outubro deste ano.
A estudante já participou de diversas olimpíadas de conhecimento pelo Colégio, entre elas, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica (OBA), Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), Olimpíada Brasileira de Biotecnologia (OBBiotec) e, na olimpíada internacional, International Astronomy and Astrophysics Competition.
Além das suas conquistas, Mayara também já participou de eventos pelo Clube de Ciências do Colégio Vicentino São José, como o Science Days, que é realizado todos os anos em São José dos Campos, em São Paulo e a Escola de Verão para Jovens Físicos do ICTP South American Institute for Fundamental Research (ICTP-SAIFR), em parceria com a Universidade do Porto (Portugal), onde, dos 35 participantes de todo o Brasil, foram selecionados apenas 3 estudantes da região Sul, todos eles, estudantes Vicentinos.
O Colégio Vicentino São José é referência em Olimpíadas do Conhecimento, sendo destaque em diversas competições, garantindo, nos últimos anos, diversos prêmios pelo número recorde de medalhistas.
1º dia:
O dia 01/10 foi incrível no Center for Space Education!
Além de muitas aulas e projetos, o Professor Denilso e a estudante, Mayara, visitaram o complexo do Foguete Saturno V, que levou o homem à Lua.
A Mayara participou de um projeto sobre o crescimento de plantas no espaço, montando um sistema hidropônico com LEDs especiais que simulam a luz do Sol. Todo o cálculo e medição foram feitos para que, na sexta-feira, as sementes estejam crescendo perfeitamente e sejam apresentadas para um especialista da NASA, que realiza esse mesmo experimento na estação espacial.
Também tiveram a oportunidade de ver itens históricos da conquista espacial e até tocar em uma rocha trazida da Lua!
Amanhã, a expectativa é para os projetos de Robótica e, quem sabe, um encontro com um astronauta que pilotou o ônibus espacial!
2º dia:
O dia 02/10 foi dedicado ao projeto de Robótica (Rovers on the Moon), onde os robôs deveriam, de forma autônoma, desviar de obstáculos e levar cargas de um ponto para outro.
O professor Denilso e a estudante, Mayara, também tiveram a oportunidade de conhecer o astronauta John Herrington, que voou no ônibus espacial e fez atividades externas no espaço. Ele é o único nativo indígena americano a ir ao espaço.
Conheceram, também, um Colégio (High School), onde foram recebidos pelos estudantes e professores.
3º dia:
No dia 03/10, finalizaram as atividades de Robótica e iniciaram as atividades relativas aos CubeSats, microssatélites que são utilizados para comunicação e coleta de dados.
Além disso, tiveram a incrível oportunidade de ver de perto o Ônibus Espacial Atlantis, que fez 33 voos ao espaço e encerrou o ciclo com a missão STS 135 em 2011.