Ensino Fundamental - Anos Finais

Fale Conosco

         Ao longo do Ensino Fundamental Anos Finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade a partir de vários componentes curriculares, que serão apresentados por diversos professores. Cada um terá como objetivo principal retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental –Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes. Essa etapa busca fortalecer a autonomia dos adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.

Diretrizes do Ensino Fundamental - Anos Finais

A aprendizagem se processa a partir da interação, estudante-professor-conhecimento. O professor utiliza recursos didáticos: laboratórios multidisciplinares, desenvolvimento de projetos interdisciplinares, socioeducativos e atividades extracurriculares. Integra modernas concepções organizacionais, com enfoque em novos paradigmas de educação, oferecendo aos estudantes melhores condições de desenvolvimento e aprendizagem. As áreas de conhecimento trabalhadas por especialistas, no Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) são: Língua Portuguesa, Oficina de Produção de Texto, Matemática, História, Geografia, Ciências, Educação Artística, Educação Física, Ensino Religioso, Filosofia e Língua Estrangeira Moderna. A carga horária diária é de 4h30min, divididas em 5 horas-aula de 50 minutos. A avaliação se dá por meio formal, contextualizada prevista em cronograma trimestral, bem como a utilização de diversos instrumentos caracterizando a avaliação processual. A realização de provões, agrupados de duas a duas disciplinas, enfatiza conteúdo relevante trabalhado no trimestre e visam avaliar objetivos atingidos, o que possibilita ao professor e a equipe pedagógica, parâmetros para avaliar o processo ensino aprendizagem apresentado no PPP do Colégio. As médias obtidas, com a aplicação dos diferentes instrumentos, são repassadas aos estudantes trimestralmente. A recuperação paralela de estudos se dá de forma contínua em sala de aula. A recuperação final será realizada após o 3º trimestre para os estudantes cuja soma anual seja inferior a 180 (cento e oitenta pontos). O atendimento aos estudantes, pais e/ou responsáveis é feito pela Orientadora Educacional e Coordenadora Pedagógica, de acordo com a necessidade através de agendamento, de forma personalizada, acompanhando o estudante na sua vida escolar, no seu desenvolvimento físico, intelectivo, social, moral e espiritual.

Voltar