150 anos - Irmã Luíza Olsztynska

Os 150 anos da Irmã Luíza Olsztynska

Em 24 de agosto de 1873 em Wolkowo na atual Polônia, nasceu Luíza Olsztinska. Ela foi uma Religiosa polonesa que se tornou a primeira diretora do nosso Colégio em 1904. Ingressa na Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo por volta de 1893, serviu aos pobres e doentes por mais de 10 anos ainda em território europeu, até ser enviada como guia Espiritual e Superiora na missão de educar filhos de colonos poloneses que viviam no Brasil.

Acompanhada por mais duas Filhas da Caridade, as Irmãs Leocádia Suchoswiat e Natália Zietak, chegaram ao Abranches em 17 de outubro de 1904, para dar início ao trabalho que se tornou imenso e extremamente importante com o passar dos anos.

Assim que chegou ao Abranches a Irmã Luíza assumiu a liderança na formação desta Escola sendo a primeira diretora, cargo que exerceu até o ano de 1921 e depois entre os anos de 1924 e 1933.

Sua primeira ação como diretora foi abrir vagas para o curso de alfabetização em língua polonesa e para as aulas de costura, música, trabalhos manuais e culinária. Poucos anos depois, foi dela também a ideia de abrir o alojamento para abrigar as filhas dos colonos que moravam longe, mas que estudavam na Escola.

Conhecida como "Mãe dos pobres", ela ensinava às outras Irmãs o valor da compaixão e solidariedade sendo um exemplo para as outras Irmãs que chegavam com os novos grupos de Missionárias. Estando sempre a frente e vendo o crescimento da Província, viu a necessidade de construir uma nova sede. Construída na avenida Manoel Ribas, a obra foi inaugurada em 1933, mesmo ano em que a Irmã Luíza se tornou Vice Visitadora da Vice Província polonesa do Brasil, tendo que deixar o Abranches.

Em 1945, ela deixou a função de Vice visitadora e passou a trabalhar em diversas casas, farmácias e ambulatórios mantendo sempre a sua humildade. Cansada e com a saúde fragilizada, ainda pode comemorar seu Jubileu de Ouro em terras brasileiras em 1954.

A Irmã Luiza faleceu em 17 de julho de 1955, aos 82 anos de idade, sendo 61 anos de vocação religiosa e 51 de trabalho missionário no Brasil.

O trabalho e a dedicação da Irmã Luíza Olsztynska foram essenciais para o crescimento e desenvolvimento do nosso colégio e da comunidade do Abranches. Ela é lembrada e homenageada até hoje por sua contribuição significativa. Sua vida e legado são um exemplo inspirador de amor, serviço e compromisso com os mais necessitados. Foi guia espiritual e educadora sem igual. Foi mulher forte do Evangelho que não tem medo de enfrentar desafios e disponibilizar todas as suas energias para cumprir a sua missão.

Fica aqui a nossa singela homenagem aos 150 anos desta Irmã tão importante para a nossa História e se hoje estamos escrevendo sobre ela enquanto você lê esta publicação é porque nós estamos ligados pela obra que ela nos deixou.

Pesquisa e organização:
Professor Thiago Moreira