Os 150 anos da Irmã Luíza Olsztynska
Em 24 de agosto de 1873 em Wolkowo na atual Polônia, nasceu Luíza Olsztinska. Ela foi uma Religiosa polonesa que se tornou a primeira diretora do nosso Colégio em 1904. Ingressa na Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo por volta de 1893, serviu aos pobres e doentes por mais de 10 anos ainda em território europeu, até ser enviada como guia Espiritual e Superiora na missão de educar filhos de colonos poloneses que viviam no Brasil.
Acompanhada por mais duas Filhas da Caridade, as Irmãs Leocádia Suchoswiat e Natália Zietak, chegaram ao Abranches em 17 de outubro de 1904, para dar início ao trabalho que se tornou imenso e extremamente importante com o passar dos anos.
Assim que chegou ao Abranches a Irmã Luíza assumiu a liderança na formação desta Escola sendo a primeira diretora, cargo que exerceu até o ano de 1921 e depois entre os anos de 1924 e 1933.
Sua primeira ação como diretora foi abrir vagas para o curso de alfabetização em língua polonesa e para as aulas de costura, música, trabalhos manuais e culinária. Poucos anos depois, foi dela também a ideia de abrir o alojamento para abrigar as filhas dos colonos que moravam longe, mas que estudavam na Escola.
Conhecida como "Mãe dos pobres", ela ensinava às outras Irmãs o valor da compaixão e solidariedade sendo um exemplo para as outras Irmãs que chegavam com os novos grupos de Missionárias. Estando sempre a frente e vendo o crescimento da Província, viu a necessidade de construir uma nova sede. Construída na avenida Manoel Ribas, a obra foi inaugurada em 1933, mesmo ano em que a Irmã Luíza se tornou Vice Visitadora da Vice Província polonesa do Brasil, tendo que deixar o Abranches.
Em 1945, ela deixou a função de Vice visitadora e passou a trabalhar em diversas casas, farmácias e ambulatórios mantendo sempre a sua humildade. Cansada e com a saúde fragilizada, ainda pode comemorar seu Jubileu de Ouro em terras brasileiras em 1954.
A Irmã Luiza faleceu em 17 de julho de 1955, aos 82 anos de idade, sendo 61 anos de vocação religiosa e 51 de trabalho missionário no Brasil.
O trabalho e a dedicação da Irmã Luíza Olsztynska foram essenciais para o crescimento e desenvolvimento do nosso colégio e da comunidade do Abranches. Ela é lembrada e homenageada até hoje por sua contribuição significativa. Sua vida e legado são um exemplo inspirador de amor, serviço e compromisso com os mais necessitados. Foi guia espiritual e educadora sem igual. Foi mulher forte do Evangelho que não tem medo de enfrentar desafios e disponibilizar todas as suas energias para cumprir a sua missão.
Fica aqui a nossa singela homenagem aos 150 anos desta Irmã tão importante para a nossa História e se hoje estamos escrevendo sobre ela enquanto você lê esta publicação é porque nós estamos ligados pela obra que ela nos deixou.
Professor Thiago Moreira